As variadas formas, as diferentes cores, os inumeráveis perfumes existentes na natureza, são dádivas a presentear aquele que contempla, observa e ama o que à sua volta existe.” Teresa de Calcutá

Leis Naturais e Imutáveis - Os diversos estados da Força e da Matéria - Por Luiz de Mattos

Os diversos estados da Força e da Matéria

A Força, a Inteligência Universal, é o elemento vital criador de tudo quanto existe. Essa Força, parcelada, facilmente se observa:

a) nos corpos sólidos, como no cristal, que se refaz, quando fragmentado, obedecendo às linhas geométricas da sua espécie, o que denota a ação dum elemento inteligente e diretor;

b) nos vegetais, na sua variadíssima e delicada constituição, desde as gramíneas, as flores, às portentosas árvores, de que se compõem as grandiosas florestas brasileiras e europeias, no seu desenvolvimento, florir, frutificar,
e murchar, enquanto não desagregadas, decepadas, podadas do seu todo e arrancadas da terra.

c) no reino animal, irracional, desde o animal doméstico mais meigo, mais dócil, aos ferozes;

d) nos alados, nos seus movimentos e cantos, desde a águia da Serra do Marão, em Portugal, ao condor dos Andes, ao cisne das margens do Mississipi, ao urubu-rei, ao mutum grande, negro, bico amarelo, das florestas mineiras, ao jaó, à perdiz e centenas de outros, inclusive o sabiá-laranjeira ou coleira, o Caruzo das nossas florestas, e ao rouxinol, chefe dos cantores alados de todo o Planeta.

e) no movimentar, agir, pensar, falar, rir e chorar do ser humano das diferentes raças, estados sociais e categorias materiais e espirituais.

Cada corpo vivo contém uma partícula da Força em evolução, em ascensão, e daí o princípio de que não existem duas coisas ou seres iguais na natureza.

No ser humano, essa Força, e as suas variadas categorias, são de fácil constatação, já pela conformação fisiológica de cada ser, já com relação às suas manifestações intelectuais e mentais, instintos, hábitos, usos e costumes.

Quem, pois, se quiser colocar em condições de bem raciocinar e, observar o que, passa nos diversos reinos da natureza, em volta de si, e até em si próprio, fácil lhe será conhecer os vários estados da Força parcelada no mundo físico, as categorias dessa força e, assim, da matéria.

Não é preciso recorrer ao milagre, ao sobrenatural, ao bizarro, ou às várias doutrinas, fontes de teorias absurdas e inteiramente contrárias à verdade e às leis comuns e naturais que tudo regem, para se ter a certeza da existência real da Força, da inteligência e da matéria; é bastante cada ser dominar-se a si próprio, colocar-se em condições de bem raciocinar, para assim tudo observar, ver, sentir e convencer-se de que, de fato, tudo é como dito fica.

Os diversos estados, ou categorias da força, estão sempre em evolução, em ascensão, embora lentamente, porque tudo progride e nada retrograda nem estaciona. Mas este progresso é somente em relação à Força, à inteligência, porque a matéria já existe, tal qual deve ser e é necessária, nos seus diversos estados, envolvendo os milhares de mundos, ligando-os, uns aos outros, ascendentemente.

Sendo a matéria elemento inerte sujeito à ação da Força, esta, à medida que vai progredindo, diafaniza o seu corpo, substituindo a matéria por outra menos densa e mais de acordo com o seu progresso. É por essa razão que se diz na Terra que a matéria do corpo humano se refaz, se substitui de 7 em 7 anos, e em virtude dessa substituição, a matéria A, que se desagrega do corpo B, passa ao estado que lhe é próprio, impulsionada pela lei da atração, e desse estado sai depois para a composição de outros corpos idênticos à sua categoria, de acordo com o adiantamento do espírito ou força.

Esta substituição da matéria dá-se com o ser humano e com todos os reinos da natureza, porque todos evoluem, ascendem e, assim vão substituindo, diafanizando os seus corpos físicos, visto que as leis do progresso são imutáveis, e todas as categorias de Força a elas estão sujeitas.
Limpeza Psíquica

Assim, facilmente se compreende que a matéria não progride, em virtude dela já existir nos diversos estados, nas milhares de categorias de mundos e espíritos, na formação das auras desses mundos.

A matéria grosseira que envolve os planetas inferiores, à medida que se desagrega dos corpos diversos que no planeta existem, vai servir para a organização de novos corpos ou mundos.

É por esse motivo que se afirma que nada estaciona, nada morre na natureza, tudo se transforma, tudo se move na organização de novas formas e novos mundos, sempre dirigidos pelas leis naturais, emanadas da Inteligência Universal.
Acesse este livro

São esses os diversos estados da Força e Matéria, que podem ser observados neste planeta e em corpo astral, em evolução. O ser humano tudo recebe de fora, e é por isso que a ciência materialista ignora, até hoje, de onde vêm o oxigênio, a eletricidade e tudo quanto dá auxílio e vida ao planeta e seus habitantes.

Leis Naturais e Imutáveis - Os diversos estados da Força e da Matéria
Por Luiz de Mattos